As Blue Zones e a longevidade


As Blue zones ou zonas azuis, são áreas ao redor do mundo onde há a maior concentração de pessoas ativas e com qualidade de vida acima de 100 anos. Mas por que as Blue Zones são tão importantes quando se fala em Longevidade? O que elas possuem que as tornam tão significativas? O que é possível fazer para que façamos as nossas próprias Blue zones? Hoje aqui no blog vamos saber um pouco mais sobre elas.

GENÉTICA OU ESTILO DE VIDA?

E qual é o papel da genética na longevidade? Ela tem obviamente a sua importância, mas a sua influência está entre 15% e 30% no processo da longa expectativa de vida. Os outros 70% restantes correspondem a maneira como levamos a vida, aos nosso hábitos diários.

São 5 zonas azuis no total ( Sardenha na Itália, Okinawa no Japão, Ilha de Icaria na Grécia, Loma Linda na Califórnia e Nicoya na Costa Rica) e todas possuem praticamente as mesmas características. São pequenas comunidades, onde intuitivamente a população segue um estilo de vida com um tipo de alimentação saudável, priorizando as frutas, vegetais e legumes, menos carnes vermelhas e laticínios e que proporciona uma vida mais longeva, com saúde e bem-estar e poucas comorbidades.

Há também um forte senso de propósito, uma vida de pertencimento junto a sociedade e exercícios diários que na verdade é o próprio meio ambiente que favorece essas atividades.

Consumo moderado de álcool, participação de grupos sociais e grupos religiosos e manter os vínculos familiares são outros fatores encontrados nas blue zones relacionados a longevidade.

MAS QUAL O SEGREDO DAS BLUE ZONES?


Enquanto os países de primeiro mundo gastam bilhões em tratamentos de doenças já instaladas e pouco em prevenção, nas Blue Zones o senso de coletividade e exemplo dos mais velhos incentiva a continuação desses hábitos de vida através das novas gerações.

EXEMPLIFICANDO


A foto abaixo mostra uma das Blue Zones localizada em Okinawa no Japão. Essas mulheres começaram a se encontrar aos 5 anos de idade e todas já são centenárias A filosofia MOAI é a reunião de grupos que se encontram com regularidade para conversar e que se ajudam mutuamente em casos de dificuldade. São conexões sociais que se estendem por anos e anos e que são fundamentais para uma vida mais longeva e feliz.


Este é apenas um exemplo de como essas comunidades se interagem. Fica uma pergunta. Somos capazes de criar as nossas próprias Blue zones? Construir comunidades de ajuda mútua, de desenvolver hábitos saudáveis, adequando cada uma delas a nossa realidade?


Para mais informações acesse o site www.bluezones.com .




78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo